A Unimed Goiânia se destacou durante a 36º Convenção Nacional do Sistema Unimed, que reuniu cerca de duas mil pessoas em Campos do Jordão, nos dias 30 e 31 de agosto e primeiro de setembro, e venceu três categorias do 12º Prêmio de Marketing do Sistema Unimed ¿Dr. Nilo Marciano de Oliveira¿.
A edição contou com 153 trabalhos inscritos, sendo que, durante o evento 469 pessoas votaram em seus trabalhos favoritos.
Na categoria Peça Avulsa ¿ Grande Unimed, a Cooperativa foi a melhor no júri popular com o anúncio do Dia do Médico. Na Campanha Publicitária Sem TV ¿ Grande Unimed, a Unimed Goiânia teve o reconhecimento do júri técnico com a Campanha do Rio Araguaia e foi escolhida pelo Melhor Uso da Marca juntamente com outras três unimeds em todo o país.
¿Foi um grande reconhecimento. Recebemos felicitações de várias singulares. A premiação coroa nosso esforço na consolidação da marca e indica que nosso direcionamento é correto¿, afirma Dr. Sérgio Baiocchi, diretor de Marketing e Convênios da Unimed Goiânia.
Reconhecimento internacional
Além dos prêmios do Sistema Unimed, as campanhas da Unimed Goiânia também receberam prêmios no Festival Mundial de Publicidade de Gramado, Edição Extra Buenos Aires: bronze na categoria Publicidade Social para a Campanha de Rádio de Prevenção do Carnaval 2005 e menção honrosa na categoria Turismo e Ecologia para a Campanha de Outdoor do Rio Araguaia 2006, elaboradas pela Agência Cantagalo.
¿Fico muito feliz. É interessante observarmos a realidade de cada estado e como cada Unimed conduz sua comunicação. Diante dessa diversidade, existe um esforço pela uniformização. Foram feitos estudos para a elaboração do manual de utilização da marca e procuramos utilizá-la da forma mais disciplinada. Procuramos o melhor uso possível dentro do manual. Às vezes, perde-se um pouco na criatividade, mas ganha-se no fortalecimento da marca¿, explica Renato Monteiro, diretor da Agência Cantagalo, responsável pelo marketing da Unimed Goiânia, acrescentando que os prêmios não representam apenas o esforço da agência, mas também o rigor e sensibilidade da diretoria de Marketing da Cooperativa.
Em relação à Campanha do Rio Araguaia, Renato destaca a importância de se aliar saúde, bem-estar e meio-ambiente, uma visão estimulada pelo Sistema Unimed. Na série de anúncios do Dia do Médico, ele enfatiza a utilização da literatura como forma de tornar mais verdadeiros os fatos do cotidiano.
Constituição Unimed
Durante a Convenção, os delegados presentes votaram a nova versão da Constituição Unimed, para adequá-la à atual realidade do mercado e do Sistema. Todos os destaques colocados em Plenária tiveram votação praticamente unânime.
"Foi um gesto de coesão que comprova a maturidade da Unimed", elogiou o presidente da Unimed do Brasil, Celso Barros, que dirigiu com segurança as quase duas horas de duração da sessão.
Dr.Sizenando da Silva Campos Jr, presidente da Unimed Goiânia, explica que a Constituição Unimed estabelece as regras de funcionamento da Cooperativa.
¿Entre as inovações, aprovadas em plenária, destaca-se a mudança da designação do Complexo Empresarial Cooperativo Unimed para o Sistema Cooperativo Unimed¿.
As principais novidades do documento dizem respeito à estrutura e organização do Sistema, modernizando um texto que foi alterado pela última vez em 1998.
Foi criada uma câmara arbitral paritária com 21 membros, reunindo dirigentes e técnicos, com poder de decisão sobre contendas surgidas no relacionamento entre as cooperativas, e, também se definiu a estrutura básica do Sistema: Confederação, Federações e Singulares. Isso impede a criação de federações e confederações regionais, mas as já existentes serão mantidas. Outro ponto aprovado foi a obrigatoriedade de filiação das singulares às federações respectivas.
Acrescida de quatro novos indicados pela Plenária, a Comissão da Revisão da Constituição assume agora o papel de Comissão de Sistematização, devendo divulgar o texto final nas próximas semanas cujo prazo previsto é de 180 dias para adaptação do Sistema às novas regras constitucionais.
As Federações de Pernambuco e de Alagoas e suas singulares oficializaram durante a cerimônia de abertura da Convenção Nacional, o retorno à Unimed do Brasil, num dos momentos mais aplaudidos da noite.
Representando 300 mil clientes e 3,6 mil médicos cooperados (sem considerar a Unimed Sergipe, que foi uma das primeiras a optar pela filiação à Confederação), as cooperativas das regiões Norte e Nordeste do país acreditam na necessidade de reintegração total do Sistema, para garantir a vitalidade da marca Unimed, com remuneração justa para o cooperado e qualidade no atendimento aos atuais 13,3 milhões de clientes.
¿Desde 1998, a reunificação tem sido uma preocupação permanente das diretorias das Unimed Goiânia e o seu avanço representa o esforço de articulação nessa direção, o que demonstra que mais uma vez estávamos no caminho certo, pois a Unimed Goiânia foi a única singular do Centro-Oeste a jamais se desfiliar da Unimed do Brasil¿, afirma Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., ao informar que, a reunificação do Sistema Unimed envolve mais de 90% de todas as cooperativas de trabalho médico do país.